A translucência nucal (ou TN) é uma medida do acúmulo de líquido na região da nuca do bebê.
Medimos a TN no ultrassom morfológico de primeiro trimestre, que só pode ser feito em uma idade gestacional específica entre 11 semanas e 3 dias e 13 semanas e 6 dias. Nesse período, o bebê está com o tamanho adequado para a realização do exame.
O valor da translucência nucal normal deve ser abaixo de 2,5cm. Quando está acima desse valor, pode estar relacionada à síndrome de Down, síndrome de Edwards e síndrome de Patau, além de problemas cardíacos.
Existem outras causas de translucência nucal aumentada, como infecções agudas, hidropisia fetal, higroma cístico. Porém, nesses casos, outras alterações ultrassonográficas serão vistas no exame.
É possível também que a translucência nucal esteja aumentada e o bebê seja completamente saudável.
A translucência nucal, junto com os outros achados do ultrassom morfológico de primeiro trimestre, nunca dão a certeza do diagnóstico de síndrome de Down. Estes testes apenas estimam o risco através de cálculos matemáticos e probabilidade.
Diante disso, a mãe pode decidir se quer fazer um exame que dê a certeza diagnóstica, como a biópsia de vilo corial ou a amniocentese, por exemplo.
Dra. Yzabel é especialista em medicina fetal, para diagnóstico e tratamento de doenças do bebê.
Saiba MaisAcompanhamento pré-natal de gestações de baixo e alto risco, parto humanizado, normal e cesárea.
Saiba MaisConsulta ginecológica particular e com possibilidade de reembolso por convênio médico.
Atendimento no consultório no Pacaembu (ao lado de Higienópolis e perdizes) e na Faria Lima, em São Paulo – SP.