O parto cesárea ou cesariana é um tipo de parto em que a criança nasce através de cirurgia, sendo o corte feito na região acima da linha dos pelos pubianos medindo aproximadamente 10 cm porque esse é o tamanho da cabeça do bebê que vai passar por essa abertura.
A anestesia normalmente realizada para esse tipo de parto é a raquianestesia, administrada através de uma punção nas costas. Após a anestesia, é passada uma sonda pela uretra para a bexiga para o armazenamento da urina. Essa sonda é retirada cerca de 6 a 8 horas após o término do parto e por isso a paciente não sente nenhuma dor durante a cirurgia.
O parto cesárea ocorre, de maneira ideal, quando a paciente entra em trabalho de parto ou somente após a 39ª semana de gestação. Em alguns casos, a cesariana não é apenas uma opção da gestante, mas também necessário, como quando o bebê está sentado (apresentação pélvica), quando a paciente já tiver feito duas cesáreas anteriores ou tiver feito cirurgia para retirada de mioma. Em caso de sofrimento fetal agudo, para a eliminação de mecônio antes de iniciado o trabalho de parto. Durante o trabalho de parto, quando a dilatação não aumenta apesar de haver contrações efetivas, também deve ser considerada a indicação de parto cesárea. Pacientes com gestação de alto risco muitas vezes precisam ser submetidas a cesariana, mas nem sempre. Portanto, apenas a avaliação médica individualizada caso a caso poderá indicar a cesariana.
Acompanhamento pré-natal de gestações de baixo e alto risco, parto humanizado, normal e cesárea.
Saiba MaisAcompanhamento de rotina, prevenção e tratamento de doenças ginecológicas e DST.
Saiba MaisConsulta ginecológica particular e com possibilidade de reembolso por convênio médico.
Atendimento no consultório no Pacaembu (ao lado de Higienópolis e perdizes) e na Faria Lima, em São Paulo – SP.